Rituais

Rituais pataxós: Festa das águas, Casamento, Batizado (conzinhado),

Festas das Águas:

É o ritual realizado para comemorar a chegada das chuvas, aprendemos com nossos antepassados que, quando faziam o plantio de roças e chovia era nossos protetores abençoando a colheita. È um momento em que agradecemos ao nosso protetor das águas Txopai e a Deus (Niamissu) pela fartura dos alimentos. Esse ritual é realizado entre os dias 05 e 12 de outubro de cada ano.

No ritual das águas participam toda a aldeia: crianças, jovens, adultos e até alguns idosos. Somente a busca pelo Pai da Mata é um momento exclusivo da aldeia. Fazemos nossas danças, cantos, brincadeiras, a comida é farta para todos da aldeia e para aqueles que nos visitam. É um período de reunião e principalmente de celebração de fartura. O início das chuvas traz consigo uma plantação rica é também uma maneira de fortalecimento da nossa cultura repassada pelos nossos ancestrais.

Ao final do ritual acontece um banho de lama e água para purificação do corpo e da mente. É um também um momento de alegria e descontração entre todos, celebrando e lembrando sobre como surgiu o povo Pataxó, uma vez que, somos os filhos da água.

Casamento e namoro:

O namoro pataxó era um namoro discreto, quando uma moça e um rapaz Pataxó começavam a se gostar,um dos interessados jogava uma pedrinha em direção ao outro e trocavam olhares. Começavam então a jogar pedrinhas um no outro, com isso já estavam namorando. Quando o sentimento fica forte e existia a vontade de se casar, o rapaz entregava uma flor à moça, se ela aceitasse a flor, significava que ela queria se casar com ele, se recusase, é porque não queria se casar com ele.

Acontecido essas etapas do namoro o noivos comunicam a suas famílias e o cacique, a partir daí, começam a preparação da cerimônia o noivo começa a preparar sua casa e seu roçado e dentro de pouco tempo se casam. O casamento é realizado pelo cacique em um dia de união de toda a aldeia. No dia do casamento o noivo carrega uma pedra que equivale ao peso da noiva por uma distância determinada pelos pais da noiva juntamente com o cacique. O noivo carrega a pedra* até o local da cerimônia, chegando lá ele põe a pedra no chão e é realizada a troca de corares entre os noivos. A troca de cocares é o que simboliza a união entre os noivos pataxós. Depois da cerimônia, todos da aldeia vão para a casa dos noivos festejarem e beberem cauim.

*Rapaz carrega a pedra simbolizando a sua força e resistência para manter uma família, caso ele não consiga carregar a pedra o casamento não acontece, será provado  que ele não esta preparado para suprir uma família.

Batizado: O batizado é uma forma de nós pataxós apresentarmos nossas crianças a nossa cultura, é um momento de apresentá-las a aldeia. Nesse dia acontece um grande almoço, cozinhado, com danças, brincadeiras e agradecimento a Niamissun. A criança pataxó é apresentada a Niamissun e o cacique e toda a comunidade pedem proteção para essa criança, e é a primeira participação da criança no ritual da nossa cultura.

Anúncios

23 respostas em “Rituais

  1. Pude acompanhar todos os rituais. Vale a pena ir. Excelente experiência. Gostaria de agradecer ao prof. Augusto, da Universo-BH que organizou a visita.

  2. Eu já estive num aldeia Pataxó, durante um dia, quando estive de férias em Porto Seguro. Fazem um peixe assado em folha de bananeira, acompanhado com uma farinha, que é uma delícia. Todos se sentam e comem com as mãos o mesmo peixe. Delicioso.

  3. Oiien♡ Aqui é a DIIH(ingrid) e eu adorei muito, está super bacana e super caprichado. Estou fazendo um trabalho de escola e tudo que eu precisava sobre rituas está aqui, parabéns pelo(a) escritor(a) muiito bom , muito bom mesmo. BEIJINHOS NO CORAÇÃO♡ quem gostou responde aqui em baiixo ta bom BEIJINHOS♡♥ *-*

  4. Boa tarde, eu estou fazendo um estudo sobre vestimentas/pinturas corporais usadas em casamentos em varias culturas, e gostaria de incluir tribos brasileiras. tenho algumas perguntas sobre pinturas corporais e aderecos usados nas cerimonias de casamento dos pataxos.
    Eu gostaria de saber por exemplo, quais sao as pinturas usadas nessa data? as pinturas sao as mesmas para qualquer evento importante ou a pintura de casamento e diferente? o que significa a pinturas? quais as cores? eles usam colares feitos de que material? que tipo de penas sao usadas? as penas da mulher sao diferentes da do noivo? existe algum signicado ou por que dos aderecos? (ex,: penas do passaro X significam forca, vermelho significa….)
    existe muito pouca informacao na internet sobre as vestimentas/aderecos usados em casamentos indigenas… e como moro fora do Brasil se torna ainda mais dificil obter informacoes. Eu ficaria muito grata se o senhor(a) pudesse me ajudar.

  5. Boa tarde. Estou escrevendo um artigo sobre fé e gostaria saber se vocês têm algum caso para me contar em que uma pessoa através da religião indígena mudou a vida em 180graus. Podemos ir nos falando aos poucos caso precise de mais detalhes da história, ok? Não precisa me passar o nome da pessoa caso ela não se sinta confortável. envie para o meu e-mail taisgas@hotmail.com usando o nome da sua religião como assunto. Muito obrigada. Fé!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s